sexta-feira, 17 de março de 2017

IMERSOS NO CIBERESPAÇO

     São importantes e necessárias as reflexões sobre nosso papel como educador ante o grande fluxo das tecnologias gerado pelo processo de globalização que traz muitas transformações e afeta esta nova geração de alunos, uma vez que o modo de leitura é agora digital e, portanto, explorável em infinitas possibilidades.
   
      Como professora preciso constantemente me preparar para o incerto, pois a cada dia surgem nas aulas situações únicas que escapam a qualquer plano de aula. Como são constantes as novidades que possibilitam interatividade entre os alunos, cabe a mim como uma constante leitora novata me atualizar, buscar me transformar, pois para estes, nascidos na era tecnológica, toda e qualquer tecnologia para são meros instrumentos para comunicar, jogar ou fazer tarefas escolares. Não podemos culpá-los se lhes faltam um pouco de resiliência em nos ensinar e repetir alguns passos que lhes são tão comuns, pois já nasceram na geração digital tendo à disposição múltiplas opções: um hibridismo de celular, PC, TV, videogame…
   
     Sem dúvida, característica mais marcante do nosso aluno é a permanente conexão à rede e navegar com bastante facilidade no ciberespaço. Enquanto os da geração anterior, nós professores, somos segundo Santaella (2004) leitores contemplativos e moventes, estes alunos são leitores imersivos. O leitor contemplativo é o que lê de forma meditativa e reflexiva, ruminando páginas de forma solitária e concentrada. Já o leitor movente é aquele que lê, de forma apressada, linguagens fragmentadas, captando o que lhe interessa como páginas de um jornal e também mescla imagens e falas na tela da internet de forma rápida, captando superficialmente o que deseja. Destaca-se nesta identificação o leitor imersivo como aquele que aprendeu a ler os hipertextos, os livros eletrônicos que transformou as maneiras de ler, não mais atrelado ao tempo e ao espaço.

    As diferenças entre os leitores causam um estranhamento para o professor e aumenta as dificuldades de entender o processo de aprendizagem destes leitores imersivos, enquanto reconhece que precisa desenvolver habilidades para transformar informações em conhecimento, ciente que as mídias são apenas instrumentos, pois educar continua sendo uma habilidade humana.

Um comentário:

  1. Vejo estampado no seu texto uma preocupação com seu trabalho docente. Como conduzir melhor os processos educativos. Compartilhamos a mesma preocupação, pois me sinto responsável por esta condução.
    "El profesor actual tiene como reto adaptarse a los nuevos modelos educativos y sobre todo a la generación de llamados “nativos digitales”, que ha nacido y crecido con internet." (FERNÁNDEZ, p. 8, 2012)

    ResponderExcluir